Joias do rock {Rock in Rio}



O rock, um dos estilos musicais mais populares do mundo inspirou e ainda inspira a moda. Joias com caveiras, spikes, pregos e correntes dominam as produções, na maioria das vezes montadas sobre cores escuras.
A diretora da Ajorio, Angela Andrade, diz que há muita vaidade por trás do estilo, taxado erroneamente como “largado”. “Por ser uma forma de rebeldia, o visual roqueiro tenta nadar contra a maré do considerado ‘fashion’. Porém, como as atitudes dos ídolos influenciam os jovens, esse estilo se tornou ‘tendência’ e se transformou em outro ramo da moda. E a joalheria acompanha esse movimento”, afirma. Famosos como Ozzy Osbourne e Axl Rose já emprestaram seus nomes para lançamentos de coleções e tiveram problemas com roubos de joias em suas casas.
O uso de joias no rock se iniciou nas décadas de 60 e 70, junto com os ideais de liberdade, fim das guerras e sintonia entre o homem e a natureza. Ringo, dos Beatles, despontava com anéis. Entre os hippies, Janis Joplin usava um visual puxado para o étnico, com colares compridos, sobreposições, contas e mandalas. “A atitude de um homem usar certas peças de joalheria também era considerada rebeldia. Imagine o furor da sociedade na época com Jimi Hendrix e seus colares enormes improvisando solos de guitarra em Woodstock. Era completamente controverso”, ressalta a diretora.
Os góticos e sua simpatia pelo paganismo e o lado desiludido e sombrio da vida foram os precursores do uso de cruzes, que em seguida foi popularizado pela cantora Madonna. “Apesar de ser uma característica forte desse tipo de música, foi o pop que transformou crucifixos em ícones fashion”, explica.
Alfinetes, rebites, coleiras, alargadores e correntes, tão associados ao rock, são obras dos punks. Rebeldes até a raiz dos moicanos, sua filosofia anarquista e libertária ditou as tendências que marcariam o movimento roqueiro como um todo. “Foram os punks que hibridizaram o movimento, inspirando os mais variados subgêneros desse estilo”, diz a consultora de estilo Regina Machado
Angela conta ainda que, hoje em dia, não há diferenças muito marcantes entre o uso de joias em cada vertente do rock. “A maior diferença entre si é que os amantes dos estilos mais pesados usam mais joias e sobreposições do que os que gostam de rock mais leve. Com relação à joalheria em geral, os roqueiros têm a preferência por peças com predominância de metais. Caveiras, corações negros e gemas com cores escuras também são bastante procurados”.
Aqui tem um post sobre o {Estilo Punk}

2 comentários:

  1. Nossa, que delícia de post. Duas coisas que amo com certeza são joias e rock. Parabéns pela matéria.

    --

    facebook.com/ns.joalheria.artesanal

    http://nsjoias.wix.com/nsjoias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Natalia!!!
      Tbm amo esse estilo punk/rock bju

      Excluir

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO